Livros

Santo André, 22 de julho de 2015.





Com carinho, 

Neide Teixeira


31/03/2015
Moinho de água do The Bisschopsmolen  - Holanda


Moinho

São as águas
da delicadeza
que movem o mundo.

Uma palavra amorosa,
um gesto,
uma carícia,
fazem a Terra
mais azul
e mais leve,
trazem à pele
a memória mais antiga:

Também somos um grão
de estrela e infinito.

Roseana Murray

A poesia de Roseana Murray é feita de delicadezas e transparências, como se ela falasse para mostrar o silêncio. E assim, a linguagem alcança a condição de pluma ou porcelana. É assim que Ferreira Goullar anuncia os poemas dessa obra de Roseana Murray.

A carícia na pele, o xale esvoaçante, o olhar ao encontro do outro, as minúcias da vida são imagens construídas ao longo da obra. As belíssimas ilustrações também convidam o jovem leitor a refletir sobre a necessidade de delicadeza nas relações, sobre os caminhos e descaminhos das coisas do mundo, sobre os pássaros, sobre o universo.
Texto extraído daqui.


Delicioso este poema enviado pela querida Maria Raquel Vilar para o grupo Simplesmente Marias.

Maria Raquel Vilar
Amante de livros e poesia - SP
Minha prima amada também...kk


Com carinho,



Neide Teixeira

************************* 

Santo André, 22 de julho de 2015.







15/03/2015



Um dos ganhadores do Prêmio Jabuti 2006/2007, na categoria Livro Juvenil, foi o livro Alice no Espelho, de Laura Bergallo, Edições SM, com ilustrações de Edith Derdyk.
Texto e ilustrações fazem alusões claras às obras de Lewis Carrol, Alice no País das Maravilhas e Alice através do espelho, a começar da epígrafe do primeiro capítulo, que introduz a protagonista, também Alice: Criança da fronte pura e límpida/ E olhos sonhadores de pasmo!...
Alice vai se mostrando aos poucos: uma adolescente em processo de sofrimento por transtornos de anorexia e bulimia, frutos de uma sociedade governada pela ditadura da estética.
A temática da mulher presa ao espelho, como figura do culto ao corpo, aparece também na personagem da mãe, Elisa, cujo nome é um anagrama quase perfeito do nome da filha, que, sob muitos aspectos, a espelha.
Ao longo do livro, há inúmeras referências à obra de Carrol, na própria memória de Alice, cujo nome foi escolhido pelo pai, por causa do clássico infantil. Seu pai, quando ainda convivia com a filha, se mostrou um importante formador da Alice leitora, da palavra e do mundo, dado que a impulsiona, ao longo da trama, a sair da prisão do espelho.
O texto se constrói num diálogo permanente entre o mundo de fantasia de Carrol e a realidade da menina, que convive com o duplo abandono e ausência dos pais e a ambigüidade de sentimentos em relação a eles.
Em dado momento, Alice atravessa o espelho e encontra Ecila, seu personagem-reverso, um alter ego, de nome igualmente anagramático, que ajuda Alice a se reencontrar num mundo de aparências, vivenciando muitas aventuras.
Em contraste com o texto de Carrol, a passagem pelo espelho confronta Alice com um mundo imaginado, onde o faz-de-conta não subsiste à cruel realidade a que adolescentes de seu tempo são subjugadas. Ali, tudo remete ao mundo dos espelhos, dos modelos, das exigências de uma beleza padronizada. E é retornando desse mundo imaginado que espelha o real, que Alice consegue rever-se frente às exigências de seu tempo.
O livro é rico em possibilidades de leitura e relações intertextuais, levando o leitor a uma viagem fantástica pelos espelhos da contemporaneidade. Imperdível!

Silvana Pinheiro
Escritora - Vitória / ES
http://pingoeblog.blogspot.com.br/2015/02/alice-no-espelho.html


Com carinho,
Neide Teixeira

*******************************




16/02/2015

Simplesmente amei esta foto afinal amo os dois...kkk

Com carinho,
Neide Teixeira

*******************************

16/02/2015



Sempre amei livros desde a minha adolescência e quero neste espaço compartilhar os que já li, os que quero ler, quero ouvir você e suas experiências com a literatura.
Escreva-nos e vamos construir juntos uma coluna sobre todo tipo de livros.
Conto com você...

Envie suas sugestões para simplesmente.neide@gmail.com
Conto com você.

Com carinho,
Neide Teixeira

*******************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...