São Paulo - Minha cidade natal!!!!

Você sabia que Eugênio de Lima inaugurou a Avenida Paulista?

A Avenida Paulista é um dos principais centros financeiros da cidade, assim como também um dos seus pontos turísticos mais característicos. É um importante pólo econômico, centro cultural e de entretenimento. Congrega grande quantidade de sedes de empresas, bancos, consulados, hotéis e hospitais, como o tradicional Hospital Santa Catarina.
Outros destaques são o Instituto Pasteur e o MASP. É também um importante eixo viário da cidade.
 A Avenida Paulista foi criada no final do século XIX pelo desejo dos paulistas de ter na cidade novas áreas residenciais mais distantes das mais movimentadas regiões centrais do período, como a Praça da República, o bairro de Higienópolis e os Campos Elísios.
Inaugurada no dia 8 de dezembro de 1891, por iniciativa do engenheiro Joaquim Eugênio de Lima, teve grande expansão imobiliária em terrenos de antigas fazendas e áreas devolutas, o que deu início a um período de grande crescimento. As novas ruas seguiam projetos desenvolvidos por engenheiros renomados.
O nome dela, a princípio, seria Avenida das Acácias ou Prado de São Paulo, mas Joaquim Eugênio de Lima sentenciou: – Será Avenida Paulista, em homenagem aos paulistas!
Extraído: http://www.localimoveis.com.br/blog/2010/10/voce-sabia-que-eugenio-de-lima-inaugurou-a-avenida-paulista/



Ponte Estaiada


Octavio Frias de Oliveira e o presidente Fernando Henrique Cardoso 
participam da cerimônia de lançamento do jornal "Valor Econômico", em São Paulo



Projetou a ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira
DE SÃO PAULO

Autor do projeto da ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, na marginal Pinheiros, o arquiteto João Valente Filho morreu anteontem aos 62 anos em Salvador (BA), vítima de um ataque cardíaco.
Ele estava na capital baiana para participar, como palestrante, do 2º Simpósio Internacional de Arquitetura e Construção Sustentável.
O arquiteto passeava à tarde com a mulher, Sandra, quando passou mal e foi levado ao hospital Menandro de Farias, onde morreu.
Segundo seu filho Artur, 31, Valente já havia tido dois AVCs (acidentes vasculares cerebrais). O enterro será hoje às 13h no cemitério do Araçá, no Sumaré (zona oeste).
Ele foi autor de vários projetos públicos de mobilidade e requalificação urbana, como o da passarela de pedestres da estação da CPTM na avenida Cidade Jardim e o da revitalização do entorno do estádio do Maracanã.
Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, atuava há 34 anos e mantinha o escritório Valente, Valente Arquitetos, no Itaim Bibi. A mulher e os quatro filhos -Artur, Tiago, Bruno e Maraí- são arquitetos.
"O trabalho era a vida dele. Ele amava fazer projetos urbanos", afirma Artur.
Texto extraído: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2208201116.htm

Com carinho,
Neide Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...