Santo André, 09 de julho de 2015.
Como Fazer uma Horta Hidropônica
Hidroponia é o tipo de cultivo onde raízes das plantas ficam submersas em água com alguns nutrientes que farão com que elas se desenvolvam sem precisar de terra. A vantagem é que o cultivo é simples e não há a presença de pragas. Meus pais fizeram uma horta vertical hidropônica e eu achei incrível, por isso vou ensinar como fazer.
Futuramente farei uma na minha casa, e hoje vou tentar explicar como faz.
Basicamente vocês vão precisar fazer um zig-zag com canos de PVC com leve inclinação para a água correr e prender essa estrutura na parede. No desenho do esquema acima a inclinação está mais acentuada somente para ficar mais didático, mas é uma leve inclinação.
Meus pais usaram esses suportes de ferro que se chamam "mão-francesa"e fita hellermann para prender os canos no suporte, mas poderia ser uma braçadeira.
Esses canos devem conter furos, que no caso foram feitos com uma serra copo. A distância entre os furos deve permitir que caiba, por exemplo, um pé de alface adulto. Com a estrutura pronta, coloca-se mudinhas com raiz dentro destes buracos que terão água passando constantemente por elas e nutrindo-as, fazendo com que cresçam.
Na extremidade da estrutura vocês precisarão de um tambor onde vai ficar a água que sobe para abastecer os canos. Dentro deste tambor deve ficar uma bomba daquelas de aquário com uma mangueira que sai dela e leva a água no cano mais alto. A água corre pelos canos devido à inclinação deles e retorna para o tambor (o último cano deságua no tambor).
É importante que perto do tambor de água tenha uma tomada para ligar a bomba. Esse tipo de bomba gasta pouca energia, mesmo ficando ligada constantemente. Mas, quanto maior a distância entre o tambor e o cano mais alto onde a mangueira vai começar a jogar a água, maior deve ser a capacidade da bomba. Depois que você montar a estrutura, tire a medida desta distância que nas casas especializadas eles saberão qual a capacidade necessária. Geralmente vcs encontram essas bombas em casas que vendem produtos para aquário ou produtos agropecuários.
A água que vai na ficar correndo deve conter uma solução nutritiva. Meu pai compra pronta, mas achei um site que ensina a fazer a hora e tem a receita da solução.
http://www.ehow.com.br/sua-propria-solucao-hidroponica-nutrientes-como_4366/
Neste outro site, fala um pouco mais sobre o assunto:
http://www.ehow.com.br/sua-propria-solucao-hidroponica-nutrientes-como_4366/
Neste outro site, fala um pouco mais sobre o assunto:
Também encontrei dois vídeos bacanérrimos que ensina bem detalhadamente como fazer:
Extraídos texto e imagens daqui.
Com carinho,
Neide Teixeira
**************
09 de junho de 2015.
Algumas idéias do que fazer com garrafas..
Extraídos daqui.
Com carinho,
Neide Teixeira
***************
22 de maio de 2015.
O que fazer com os pneus velhos?
Encontrei algumas idéias incríveis, confira.
Eu simplesmente amei esta pesquisa que fiz no Pinterest.
Com carinho,
Neide Teixeira
***************
11/04/2015
Uma das mil formas de expressão de arte é o reaproveitamento de produtos.
Dá uma olhada o que é possível fazer com pneus usados...passaria tranquilamente neste jardim?
Estes jacarés são o trabalho do artista sueco Eric Langert.
Imagem extraída do Pinterest.
Com muito carinho,
Neide Teixeira
*******************************
01/04/2015
REUTILIZAR, que tal estas dicas abaixo?
Com muito carinho,
Neide Teixeira
*******************************
04/03/2015
Encontrei coisas lindas para compartilhar com você, veja:
Quem não gosta de um refrigerante, e que não gosta de participar de um mundo onde tudo pode ser REUTILIZADO.
Eu adoro isso, então busquei algumas imagens de reutilização de garrafas pet.
Bem, por hora é isso e saibam que sua visita me deixa MUITO feliz, e se quiser, me mande sugestões.
Contato: todasasfaces.deeva@yahoo.com.br
Com muito carinho,
Neide Teixeira
*******************************
13/01/2015
Os 5Rs da Educação Ambiental
Conheça a seguir os 5 Rs, ações práticas que, no dia a dia, podem propiciar a redução do nosso impacto sobre o planeta, melhorando a vida atual e contribuindo com a qualidade de vida das próximas gerações. Se. você já pratica alguma delas, lembre-se que é sempre possível disseminar e fazer mais.
Repensar os hábitos de consumo e descarte
Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, pratique a coleta seletiva, separando embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Jogue no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada (durável e resistente). Prefira embalagens de papel e papelão. Utilize lâmpadas econômicas e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo e descarte.
Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde
Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e nas empresas que têm compromissos com a ecologia.
Evite o excesso de sacos plásticos e embalagens. Tenha sempre uma sacola de pano para transportar suas compras. Evite comprar aerossóis e lâmpadas fluorescentes, bem como produtos e embalagens não recicláveis e descartáveis. Radicalize!
Reduzir o consumo desnecessário
Esta prática significa consumir menos produtos, dando preferência aos que tenham maior durabilidade e, portanto, ofereçam menor potencial de geração de resíduos e de desperdício de água, energia e recursos naturais. Adote a prática do refil. Escolha produtos com menos embalagens ou embalagens econômicas, priorizando as retornáveis. Leve sua sacola para as compras e adquira produtos a granel. Faça bijouterias, brinquedos e presentes personalizados reutilizando materiais. Invente novas receitas e reaproveite de forma integral os alimentos. Alugue equipamentos. Edite textos na tela do computador e, quando não for possível evitar a cópia ou a impressão, faça-as frente e verso. Diga não ao consumismo: sua prosperidade agradece.
Reutilizar e recuperar ao máximo an¬tes de descartar
Amplie a vida útil dos produtos e do aterro sanitário, economizando a extração de matérias-primas virgens.
Crie produtos artesanais e alternativos a partir da reutilização de embalagens de papel, vidro, plástico, metal, isopor e CDs. Utilize os dois lados do papel e monte blocos de papel-rascunho. Ofereça vários tipos de oficinas de sucata. Doe objetos que possam servir a outras pessoas.
Reciclar materiais
O processo de reciclagem reduz a pressão sobre os recursos naturais, economiza água, energia, gera trabalho e renda para milhares de pessoas. Seja no mercado formal ou informal de trabalho.
Exercite os quatro primeiros Rs e, o que restar, separe para a coleta seletiva das embalagens de vidros, plásticos, metais, papéis, longa vida, isopor, óleo de cozinha usado, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias, CDs, DVDs, radiografias e alimentos. A reciclagem promove benefícios ambientais, sociais e econômicos.
Texto extraído: http://www.docelimao.com.br/
Tenho certeza que você vai gostar das matérias desta página.
Com carinho,
Neide Teixeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário