25 novembro 2016

Série Origens dos grandes estilistas que amo - Dener Pamplona de Abreu

Dener Pamplona de Abreu ( Nasceu em Belém do Pará 1937 - 1978)

Ao abrir seu primeiro ateliê em São Paulo, quebrou um tabu, criando para socialites quando era moda mulher de bem vestir-se em Paris e quando no Brasil só existiam modistas que copiavam as criações francesas. Este foi o marco inicial da roupa brasileira com estilo próprio. Dener foi o grande percursor da alta-costura brasileira: fugia da comodidade do copismo, desenhando para clientes de acordo com seu físico, idade, gosto e em consonância com o nosso clima tropical.

Como seu ídolo, Balenciaga, defendia o estilo clássico, de bases simples, embora nos modelos de festa e noiva recorresse a bordados suntuosos e a certa dramaticidade. Requinte a parte, realizava-se mesmo fazendo taieres bem cortados. Mesmo vivendo cercado de glamour, Dener demostrou ter visão também para o marketing e os negócios. Tanto que foi o primeiro estilista a usar a força da mídia para promover e divulgar seu nome e suas coleções. Com a mesma sensibilidade e inteligência, percebeu, nos anos 60, que era hora de lançar sua grife em produtos industrializados. Pálido, frágil, de gestos delicados e atitudes excêntricas, o costureiro despertou raiva e paixão. Dener, naquela displicente e bem dosada arrogância de retocador de Deus, embeleza as mulheres e enfurece os homens. Os homens, principalmente os recalcados, odeiam Dener e tudo o que o genial figurinista representava na frescura de sua masculinidade, escreveu o jornalista David Nasser. Quando o mundo começou a mudar, o dinheiro trocou de mãos e surgiu o noveau riche, sentiu os pilares da educação e elegância corretas que sempre defendeu, ruirem como castelos de areia.

Foi um golpe duro. Considerado o último dos românticos, começou uma triste derrocada voluntária. Morreu jovem, empobrecido e triste.
Identificando-se com a personagem de A Dama das Camélias, que tanto admirava, recusou-se a aceitar as regras de um mundo que fugia dos parâmetros que tinha estabelecido como ideais.
Texto acima extraído daqui.

‘UM LUXO’…

Texto em vermelho e imagem acima extraídos daqui.
Se você acha que esta expressão foi criada pela comunidade gay fashionista nos últimos dez anos de semanas de moda ou que pode ter saído do microfone dourado de Athayde Patreze,você provavelmente não passou dos cinqüenta anos e não conhece Dener.







Imagens acima extraídas daqui.

Gente, ameiiiiiii fazer esta pesquisa, espero que você tenha gostado.
Se esqueci algum crédito por gentileza, me avise que posto.

Com carinho desejo excelente final de semana.

Neide Teixeira












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...