11 fevereiro 2017

ESPIRAL DE FIBONACCI = HELIANTHUS

HELIANTHUS 

Ando apaixonada pelo GIRASSOL.
Tenho pesquisado e me encantado com tudo que descubro dele.


Helianthus annuus
Helianthus Annuus

Helianthus é um género botânico pertencente á família  Asteraceae.
Todas são nativas da América do Norte, com a excepção de três espécies nativas da América do Sul. Entretanto, as espécies Helianthus annuus (girassol) e Helianthus tuberosus (tupinambo) são cultivadas na Europa e em outras partes do mundo.
As plantas deste gênero crescem de 60 cm a 4 m de altura. As folhas são pecioladas, serrilhadas e frequentemente pegajosas. As inferiores são ovadas ou cordiformes e opostas, as superiores são alternadas e mais estreitas.
Espécies de Helianthus são aproveitadas por larvas de algumas espécies de Lepidopteras como fonte alimentar.
Helianthus Petiolaris
Texto e imagens daqui.

Ícone de esboço
Helianthus Whorl

E conversando com meu colega de trabalho, Prof. Milton, ele me apresentou a SEQUÊNCIA DE FIBONACCI.
Me apaixonei à primeira vista. Eu conhecia os "fractais" e agora também conheço Fibonacci.

Perceba sua construção central, literalmente a construção de Leonardo Fibonacci, vem comigo:
Leonardo Fibonacci, também conhecido como Leonardo de PisaLeonardo Pisano ou ainda Leonardo Bigollo, (Pisa, c. 1170 — Pisa ?, c. 1250) mas, na maioria das vezes, simplesmente como Fibonacci foi um matemático italiano, tido como o primeiro grande matemático europeu da Idade Média. É considerado por alguns como o mais talentoso matemático ocidental da Idade Média. Ficou conhecido pela descoberta da sequência de Fibonacci e pelo seu papel na introdução dos algarismos arábicos na Europa.
Texto extraído daqui.

Veja alguns exemplos do uso desta sequência de Fibonacci:
















Com outros matemáticos do seu tempo, contribuiu para o renascimento das ciências exatas, após a decadência do último período da antiguidade clássica e do início da Idade Média, mas Fibonacci destacou-se ao escrever o Liber Abaci, em 1202 (atualizado em 1254), a primeira obra importante sobre matemática desde Eratóstenes, isto é, mais de mil anos antes. O Liber Abaci introduziu os numerais hindu-arábicos na Europa, além de discutir muitos problemas matemáticos.

Fibonacci é também conhecido pela sequência numérica nomeada após sua morte como sequência de Fibonacci. Ele não descobriu, mas usou-a como exemplo no Liber Abaci.
Ao reconhecer que a aritmética, com algarismos arábicos, era mais simples e eficiente do que com os algarismos romanos, Fibonacci viajou por todo o mundo mediterrâneo, chegando até Constantinopla, para estudar com os matemáticos árabes mais importantes de então, alternando os estudos com a atividade comercial. Muito do seu aprendizado deve ser creditado às obras de Muhammad ibn Musa al-Khwarizmi, de Abu Kamil e de outros mestres árabes. Mas Fibonacci não foi um mero difusor dessas obras.
De volta à Itália, em torno de 1200, sua fama chega à corte do imperador Frederico II, sobretudo depois de ter resolvido alguns problemas do matemático da corte. Por essa razão, foi-lhe atribuído um rendimento vitalício, o que lhe permitiu dedicar-se completamente aos estudos.
Em 1202, aos 32 anos, publicou o Liber Abaci (Livro do Ábaco ou Livro de Cálculo), introduzindo os numerais hindu-arábicos na Europa.
Depois de 1228, não se tem mais notícias do matemático, exceto por um decreto de 1240 da República de Pisa, que atribuía um estipêndio ao "Discretus et sapiens magister Leonardo Bigollo" ("sério e sábio mestre Leonardo Bigollo"), em reconhecimento dos serviços prestados à cidade, particularmente em matéria contábil e na instrução dos cidadãos .
Fibonacci morreu alguns anos mais tarde, provavelmente em Pisa. No século XIX, uma estátua foi erguida em Pisa, em sua homenagem. Hoje está localizada na galeria ocidental do Camposanto, cemitério histórico da Piazza dei Miracoli.
Seus estudos foram tão importantes que até hoje existe uma publicação periódica, Fibonacci Quarterly, inteiramente dedicada à sequência aritmética elaborada por ele. Há também um asteróide que também tem o seu nome, o 6765 Fibonacci.

Texto daqui.
Imagens extraídas em pesquisa no Google.

Eu simplesmente amei compartilhar com você esta linda pesquisa e grande experiência, porque para mim que creio absolutamente no CRIADOR, é um passo em sua direção.

Bom final de semana a você e sua família.
Neide Teixeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...